Atores Metódicos: Daniel Day-Lewis

Stanislavski já proclamou “no acting please!”, “nada de atuação!” querendo que seus estudantes abandonassem qualquer tipo de atuação mecânica ou falsa. Ao invés disto exigia de seus alunos que vivessem o papel, que se transformassem em outros seres humanos, com andares, vozes, olhares e personalidades próprias das personagens e distintas das do ator. Mas como se trasnformar em outra pessoa de forma crível (“orgânica”)? A resposta é sempre a mesma como deveria ser para qualquer forma de arte: Técnica e muita dedicação.

Nós o Actor Studio SP Brasil somos seguidores da chamada “Atuação Metódica” que segue radicalmente os preceitos de Stanislavski e seu ‘Método’ e prestamos uma homenagem aos atores e atrizes que também seguem as mesmas técnicas.

Daniel Day-Lewis

Gangues de Nova IorqueMeu Pé esquerdoUltimo dos Moicanos

Provavelmente o ator metódico mais radical ainda em atividade, Daniel é famoso por entrar de tal forma na vida das personagens que se recusa a sair delas durante todo o projeto. De fato, seus trabalhos são tão detalhistas que mesmo quando participa de filmes pouco interessantes, sua atuação normalmente vale o filme.

Alguns extremos que o ator chegou em filmes que atuou:

O Lutador (The Boxer,1997): Daniel se preparou por 3 anos para o papel, dos quais treinou boxe por 18 meses com o ex-campeão barry mcguigan, que mais tarde afirmou que Daniel estaria totalmente pronto para ser um lutador profissional.

Gangues de Nova Iorque (Gangs of New York, 2002): Durante a preparação, trabalhou como açogueiro durante um bom tempo e ao longo das filmagens respondia a todos com seu sotaque mesmo fora da gravação. Em determinado momento foi diagnosticado que ele estava com pneumonia. Mesmo assim, ele se recusou a usar um casaco mais quente pois isto seria incoerente com o período em que o filme se passava.  Também é contado que entre os takes ele passa parte de seu tempo afiando suas facas.

Meu Pé Esquerdo (My left foot: the story of Christy Brown, 1989): Interpretando uma personagem com paralisia, ele se recusava a sair de sua cadeira de rodas o que lhe rendeu 2 costelas quebradas após semanas de gravação.  Ele também nunca saia da personagem, o que obrigava as pessoas a lhe ajudarem com a comida.

O último dos moicanos (The last of the Mohicans, 1992): viveu na mata onde sua personagem viveria por diversos meses caçando e pescando sua própria comida.  Também é dito que ele teria construído as canoas que são utilizadas no filme.

0 Respostas to “Atores Metódicos: Daniel Day-Lewis”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




Actor Studio SP Brasil

Atuação para Cinema, Teatro e TV


informações sobre o curso:

http://www.actorstudiospbrasil.com.br

Arquivo